Canal Futura exibirá série inédita no dia 19 de abril, às 21 horas, inaugurando temporada oficial com mais de 2.000 atividades gratuitas promovidas pela Organização Mundial da Criatividade em todo o Brasil.
A semana de celebrações do Dia Mundial da Criatividade, reconhecido pela ONU, será inaugurada com a exibição oficial da segunda temporada do documentário Brasil Criativo.DOC, no dia 19 de abril, às 21h, no Canal Futura, marcando um dos momentos mais simbólicos da década para a economia criativa brasileira.
A obra percorreu todos os cantos do Brasil para retratar histórias reais e inspiradoras de 15 empreendedores e iniciativas vencedoras da 4ª edição do Prêmio Brasil Criativo, consolidando-se como o primeiro documentário dedicado exclusivamente à economia criativa do país.
Idealizado e produzido por Lucas Foster, diretor-geral da Organização Mundial da Criatividade, e dirigido pelo cineasta Kaio Garcia, o documentário é patrocinado pelo Ministério da Cultura e pela 3M.
A estreia também marca o 5º ano de parceria entre a World Creativity Organization e Grupo Globo, que em 2025 celebra 100 anos, reforçando o compromisso histórico do grupo com a valorização da cultura, criatividade e da educação no Brasil. A exibição na grade do Canal Futura, bem como nas plataformas digitais da Globo, amplia significativamente o alcance do documentário, permitindo que diferentes públicos tenham acesso gratuito a conteúdos que conectam criatividade, impacto social e desenvolvimento sustentável.
“Atualmente, a economia criativa representa 3,11% do PIB brasileiro e emprega 7,4 milhões de pessoas no país. Precisamos contar essa história para o mundo, através de personagens reais que estão transformando a realidade de suas comunidades e da economia brasileira como um todo a partir de sua criatividade.” — afirma Lucas Foster.
Uma nova rede em movimento
A estreia do documentário também marca o lançamento oficial da Rede Brasil Criativo, composta inicialmente por 40 comunidades criativas espalhadas por todas as regiões do Brasil e fortalecidas a partir dos programas de formação em liderança criativa e da realização do World Creativity Day no Brasil, desde 2018. Essa rede tem como objetivo fortalecer iniciativas locais, gerar oportunidades de capacitação, articulação institucional e estimular o ecossistema da economia criativa em níveis regional e nacional.
“A criação da Rede Brasil Criativo representa um passo estratégico na consolidação de uma organização da sociedade civil descentralizada, viva e conectada para fomentar a Economia Criativa brasileira. Essa rede não apenas fortalece talentos locais, como também constrói pontes entre o território e o mundo.” — destaca Edna dos Santos-Duisenberg, presidente do júri do Prêmio Brasil Criativo, sócia-fundadora e Vice-Presidente da Organização Mundial da Criatividade.
Episódios e histórias que inspiram
Dividido em cinco episódios de oito minutos cada, o documentário apresenta iniciativas de norte a sul do país, mostrando como a criatividade brasileira se manifesta em diferentes áreas, como:
- Arquitetura – Museu Judaico de São Paulo (SP)
- Arte Urbana – Festival Concreto (CE)
- Artesanato – Maravilhoso Mundo do Bordado Artístico (MG)
- Audiovisual – Ava Amazônia (PA)
- Criadores de conteúdo – Guia Negro (SP)
- Design – Olhe VoteMude (RN)
- Game – Não me Toca Seu Boboca (RJ)
- Gastronomia – Sabor de Coco (RN)
- Moda – Marca Foz (SP)
- Música – Rádio Sucata (SP)
- Publicidade – Bamboo Stock (SP)
- Tecnologia – Smart Tour Brasil (SC)
- Liderança Criativa – Anderson Bosh (MS)
- Comunidade Criativa – Bando de Teatro Olodum (BA)
- Território Criativo – Distrito Criativo de Porto Alegre (RS)
Para mais informações, acompanhe o Canal Futura e a WCO nas redes sociais: @canal_futura @worldcreativityorg